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Direitos e deveres

Direitos do paciente
  • 1

    Saber o nome, a categoria profissional, a especialidade, a função e o cargo de quem lhe está prestando assistência;

  • 2 Ter informações claras, objetivas e compreensíveis sobre as ações diagnósticas, terapêuticas, tratamentos propostos, riscos, alternativas de tratamento e prognósticos;

  • 3

    Formalmente autorizar um representante legal, ou familiar, para que tenha acesso às informações citadas no item anterior.

  • 4

    Recusar procedimentos e/ou terapêuticas e revogar consentimentos anteriores.

  • 5

    Solicitar uma segunda opinião médica.

  • 6

    Confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública.

  • 7

    Privacidade.

  • 8

    Não sofrer qualquer espécie de discriminação.

  • 9

    Receber apoio moral, psicológico e religioso quando hospitalizado.

  • 10

    Avaliação, orientação e manejo da dor.

  • 11

    Requerer as informações de seu prontuário.

  • 12

    Receber resultados dos exames que desejar.

  • 13

    Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares.

  • 14

    Receber proteção e segurança, na medida em que os procedimentos e as instalações possibilitem.

Deveres do paciente
  • 1

    Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde.

  • 2

    Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.

  • 3

    Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe assistencial.

  • 4

    Cumprir os regulamentos da Instituição e preservar os recursos da Instituição e do ecossistema.

  • 5

    Respeitar os direitos dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.