Voltar Especialidades

Ortopedia

O que é

O que é

É o ramo da medicina que trata das alterações em ossos, músculos e articulações, sejam elas congênitas (desde o nascimento), desenvolvidas durante a vida do paciente, ou relacionadas a problemas de postura em consequência da idade, de acidentes ou de doenças.

O profissional desta especialidade determina a anormalidade ortopédica do corpo do paciente pela presença de assimetrias ou desvios. A avaliação leva em conta o estudo comparativo entre os dois lados do corpo, inclusive a semelhança entre os diversos segmentos dos membros. Sua atuação estende-se, ainda, ao estudo de doenças reumáticas e distúrbios das articulações (problemas osteoarticulares).

Sinais de alerta

Os sinais característicos e usuais, que indicam a necessidade de uma visita ao ortopedista, são variados e, geralmente, não podem ser definidos com precisão, como em outras especialidades.

Cada região do corpo possui uma característica própria e, tanto em situações congênitas, quanto em problemas advindos de acidentes em geral, torna-se necessário uma intervenção médica.

O ideal é que, ao sentir qualquer dor ou alteração, seja de ordem óssea, muscular ou articular, o paciente procure ajuda especializada para diagnosticar seu problema. No Memorial São José, as principais patologias da ortopedia são tratadas na unidade do GOT.

Principais patologias

As patologias ortopédicas são, em sua maioria, alterações em ossos, músculos e articulações.

As principais podem ser classificadas em:

- Doenças da Coluna Vertebral;
- Tendinites;
- Mialgias;
- Artroses;
- Estiramentos e Distensões;
- Malformação do tórax.

Além das patologias, a especialidade também se dedica a trabalhos de prevenção ou de reeducação de pacientes que sofreram complicações ortopédicas. Alguns deles são:
- Trabalhos de correção postural;
- Treinamento no uso de próteses;
- Reabilitação de processos inflamatórios e degenerativos.